Uma boa marca, é como um bom amigo. Queremo-la sempre por perto.

Uma boa marca, é como um bom amigo. Queremo-la sempre por perto.

A comunicação é agradável, os interesses são semelhantes, e desejam sempre o seu sucesso pessoal e profissional.

Tempo de leitura: 10 minutos

Sou teu amigo, sim

            No mundo do marketing, a construção de uma marca forte é fundamental para o sucesso a longo prazo. As marcas desempenham hoje, um papel crucial na vida das pessoas e muitas vezes, uma boa marca pode ser comparada a um bom amigo que queremos sempre por perto. 

Muito mais do que apenas um produto

            Quando pensamos numa marca, geralmente associamos um produto ou um serviço específico que esta nos oferece. Como o IPhone está para a Apple, ou, o perfume nº 5 está para a Chanel. No entanto, uma boa marca vai muito além disso. Esta é responsável por criar uma conexão emocional com o consumidor, de forma semelhante, a uma amizade que este desenvolve por certas pessoas na sua vida. 

            Assim como confiamos em algumas pessoas e, procuramos que estas nos apoiem em momentos difíceis, confiamos também, em marcas capazes de oferecerem produtos ou serviços de qualidade de forma consistente. 

            Como procuramos poder contar com algumas pessoas, independentemente das circunstâncias, esperamos da mesma forma, que boas marcas se mantenham consistentes na experiência que nos proporcionam a nós, enquanto clientes, e nos seus produtos e serviços. Isto, resulta numa sensação de segurança e familiaridade. 

Lealdade, identificação e compreensão

            Poucos, mas bons. Sempre se ouviu. Amigos verdadeiros são aqueles que nos permanecem leais, independentemente das mudanças na nossa vida. Ora tal como um bom amigo, uma boa marca gera lealdade a longo prazo. Nós, enquanto consumidores de uma marca da qual gostamos, procuramos voltar a consumir repetidamente a mesma, mesmo quando confrontados por opções concorrentes. Daí ser difícil convencer um utilizador Android a envergar por um sistema da Apple, e vice-versa. 

            Estas marcas compreendem os nossos gostos, as nossas preferências e as nossas necessidades. Oferecem produtos e experiências personalizadas, que se alinham com as nossas expectativas e valores. 

            Mas a comunicação é fundamental em qualquer relacionamento. Uma boa marca comunica de forma eficaz, e procura ativamente por feedback de forma a responder às necessidades e preocupações do consumidor. 

            Assim como qualquer amizade, a construção de uma relação duradoura, requer tempo e esforço. 

Estratégias para criar uma conexão única

            Narrativa de Autenticidade – Uma narrativa de autenticidade é essencial para atrair novos consumidores. As boas marcas contam histórias que refletem a sua missão, visão e valores, e criam uma identidade sólida e memorável. Isto permite que os seus clientes se identifiquem e se conectem emocionalmente. 

            Atendimento excecional – O atendimento ao cliente é o ponto de contato entre a marca e o consumidor. Procure ter uma abordagem centrada no cliente. Resolver problemas rapidamente e, de forma eficaz, fortalece a relação entre o cliente e a marca. 

            Consistência e qualidade – Manter a consistência na qualidade dos produtos e na experiência do seu cliente é crucial. As boas marcas devem ter uma grande exigência em todos os aspetos de seu negócio. 

            Inovação e evolução – Assim como as amizades evoluem com o tempo, as boas marcas também precisam de se conseguir adaptar às mudanças do mercado e, a novas necessidades dos clientes. A constante inovação é essencial para se manter relevante. 

            Comunicação transparente – Uma comunicação transparente gera confiança. Não só sobre os seus clientes, como sobre os funcionários da sua empresa. Quem melhor para vender o seu produto? As boas marcas mantêm os seus clientes e funcionários informados sobre as suas práticas, valores e responsabilidades sociais. 

Impacto nos comportamentos do consumidor

            Lealdade à marca – Clientes que consideram uma marca um amigo tendem a ser mais leais. Procurarão escolher produtos ou serviços dessa marca, mesmo que existam alternativas disponíveis. 

            Advocacia à marca – Clientes que se sentem próximos de uma marca têm mais probabilidade em recomendá-la a amigos e familiares. Estes tornam-se defensores ativos da mesma. 

            Resistência à mudança – Assim como é difícil romper com amizades de longa data, os consumidores, fãs de uma marca, podem ser resistentes a mudar para outras marcas. Estes sentem-se seguros com o que já conhecem e confiam. 

            Aceitação de valores elevados – Quando uma marca é vista como um amigo de confiança, os clientes estão dispostos a pagar um preço elevado pelos seus produtos ou serviços, pois acreditam que lhes será entregue algo de muito valor.  

            Identificação com a marca – Os clientes têm uma relação próxima com uma marca porque se identificam com a sua missão e os seus valores. Consequentemente, a interação destes com as ações de uma marca, sai profundamente reforçada. 

Está na hora de fazer a diferença

            Agora que conhece um pouco mais sobre marketing de relacionamento, aproveite para corrigir alguns pontos da sua empresa e reforçar aqueles que já pratica.