
O cliente quer comprar a razão, pela qual, vende o seu produto
O cliente não quer comprar o seu produto. O cliente quer comprar a razão, pela qual, vende o seu produto. No que acredita? Porque o criou?
Tempo de leitura: 10 minutos
Vender a razão e não apenas o produto
O cliente não quer comprar o seu produto. O cliente quer comprar a razão pela qual vende o seu produto. Esta afirmação destaca um dos princípios fundamentais do marketing contemporâneo.
Os consumidores não se interessam apenas pelo que vende, mas também pelo porquê de vender o que vende.
A importância dos "porquês"
A razão para uma empresa vender o que vende, ou, produzir o que produz, é também por vezes a sua missão ou propósito. É o que a diferencia das demais. É a sua razão de existência. E procurar ganhar dinheiro não deve ser a única.
Quando o consumidor se identifica com uma missão, torna-se mais propenso a comprar, fidelizar e a promover uma marca.
Comunicação eficaz da razão
Para justificar a razão pela qual vende um produto ou serviço, é fundamental comunicar de forma eficaz. Isto envolve ter a capacidade para contar uma história sobre os valores que representa e a sua relação com as aspirações do seu público-alvo. Quando o consumidor se relaciona emocionalmente com esta razão, fica mais propenso a comprar o seu produto, ou a contratar os seus serviços.
Experiências mais relevantes e significativas
As empresas que vendem a razão e não apenas o produto, focam-se em criar experiências relevantes para os seus clientes.
Isto vai além da qualidade ou capacidade de um produto que vende. Estende-se à forma de como uma marca se envolve com o consumidor. Cada interação com a marca deve refletir e reforçar a razão de existência da mesma.
Missão, visão e valores
Marcas como a Timberland não vendem apenas roupas para o ar livre. Vendem também uma mensagem ambiental.
A sua razão de existência, passa pela crença em conseguir entregar um produto de alta qualidade, sem colocar em causa a sustentabilidade ambiental. A marca incentiva ainda à sua proteção através de ações junto dos seus clientes e de diferentes comunidades.
Esta abordagem promove uma melhor relação com aqueles que partilham dos mesmos valores da marca.
Venda a razão. Não o produto.
Vender a razão pela qual criou o seu produto, é uma estratégia importante para promover a lealdade e criar conexões profundas com o seu consumidor.
Quando os consumidores se identificam com a razão de existência de uma empresa, tornam-se mais dispostos a apoiar uma marca e a comprar os seus produtos. Esta é, uma abordagem que vai além da funcionalidade e que se concentra no significado e no propósito, para melhorar a sua relação com o cliente.
É a razão, que impulsiona o sucesso a longo prazo de um negócio.