Rafael Pereira - Marketing e Audiovisuais

O cliente quer comprar a razão, pela qual, vende o seu produto

O cliente não quer comprar o seu produto. O cliente quer comprar a razão, pela qual, vende o seu produto. No que acredita? Porque o criou?

Tempo de leitura: 10 minutos

Vender a razão e não apenas o produto

       O cliente não quer comprar o seu produto. O cliente quer comprar a razão pela qual vende o seu produto. Esta afirmação destaca um dos princípios fundamentais do marketing contemporâneo. 

       Os consumidores não se interessam apenas pelo que vende, mas também pelo porquê de vender o que vende. 

A importância dos "porquês"

       A razão para uma empresa vender o que vende, ou, produzir o que produz, é também por vezes a sua missão ou propósito. É o que a diferencia das demais. É a sua razão de existência. E procurar ganhar dinheiro não deve ser a única.  

       Quando o consumidor se identifica com uma missão, torna-se mais propenso a comprar, fidelizar e a promover uma marca. 

Comunicação eficaz da razão

       Para justificar a razão pela qual vende um produto ou serviço, é fundamental comunicar de forma eficaz. Isto envolve ter a capacidade para contar uma história sobre os valores que representa e a sua relação com as aspirações do seu público-alvo. Quando o consumidor se relaciona emocionalmente com esta razão, fica mais propenso a comprar o seu produto, ou a contratar os seus serviços. 

Experiências mais relevantes e significativas

       As empresas que vendem a razão e não apenas o produto, focam-se em criar experiências relevantes para os seus clientes.  

       Isto vai além da qualidade ou capacidade de um produto que vende. Estende-se à forma de como uma marca se envolve com o consumidor. Cada interação com a marca deve refletir e reforçar a razão de existência da mesma. 

Missão, visão e valores

       Marcas como a Timberland não vendem apenas roupas para o ar livre. Vendem também uma mensagem ambiental.

       A sua razão de existência, passa pela crença em conseguir entregar um produto de alta qualidade, sem colocar em causa a sustentabilidade ambiental. A marca incentiva ainda à sua proteção através de ações junto dos seus clientes e de diferentes comunidades.  

       Esta abordagem promove uma melhor relação com aqueles que partilham dos mesmos valores da marca. 

Venda a razão. Não o produto.

       Vender a razão pela qual criou o seu produto, é uma estratégia importante para promover a lealdade e criar conexões profundas com o seu consumidor.  

       Quando os consumidores se identificam com a razão de existência de uma empresa, tornam-se mais dispostos a apoiar uma marca e a comprar os seus produtos. Esta é, uma abordagem que vai além da funcionalidade e que se concentra no significado e no propósito, para melhorar a sua relação com o cliente.  

       É a razão, que impulsiona o sucesso a longo prazo de um negócio.