Rafael Pereira - Marketing e Audiovisuais

Marketing é como um baixo na música. Não se dá nada por ele, mas sente-se a falta quando não existe

Marketing é como um baixo na música. Não se dá nada por ele, mas sente-se a falta quando não existe. Quando foi a última vez, que investiu em marketing?

Tempo de leitura: 10 minutos

A força invisível da estratégia de negócios

       Marketing é como um baixo na música. Não se dá nada por ele, mas sente-se a falta quando não existe. Esta frase representa a subestimada importância dada ao marketing na estratégia de um negócio. O marketing pode não ser a estrela, mas é o elemento que sustenta a harmonia de uma empresa e que a ajuda a criar relações mais profundas com os seus clientes e funcionários. 

A base que suporta uma empresa

       Assim como o baixo age como uma base na música, o marketing atua como uma base, para a união de um projeto. Suporta a estratégia de um negócio e permite que outras áreas, como a das vendas/comercial, ou, a de desenvolvimento de produtos, se destaquem. Sem uma estratégia de marketing sólida, as iniciativas de uma empresa podem carecer de direção e coesão. 

       E o marketing não é, hoje, apenas publicidade como há vinte anos.  

       O marketing é diretamente responsável por auxiliar na definição do plano estratégico de uma empresa, em associação com o concelho administrativo da mesma. É responsável por transmitir uma mensagem de forma direta ou indireta, a toda a empresa e aos seus clientes. É responsável por ajudar na otimização de processos, e na melhoria da experiência do cliente. Em alguns casos, por produzir, direcionar e distribuir uma história, destinada de forma premeditada a um determinado público-alvo. 

       Marketing é hoje, a base invisível que permite implementar de forma coesa toda uma estratégia global e, ajudar na sua adaptação e melhoria contínua. Isto, através da definição do branding, da produção e gestão de conteúdos promocionais, da gestão das redes sociais físicas ou digitais de uma empresa, da criação de campanhas publicitárias, da otimização de processos, de formação interna, entre outros. 

Construindo uma marca

       O marketing desempenha um papel crucial na construção do reconhecimento de uma marca. Este tem a responsabilidade de criar uma narrativa em torno da empresa e dos seus produtos, ajudando os seus clientes a entender aquilo que esta representa. Uma marca sólida é essencial para ganhar a confiança e a lealdade de um cliente. 

       Ora se o marketing é hoje, tudo isto, apenas é capaz de o ser com as devidas ferramentas. 

       E não. Marketing não é, o departamento de design. Marketing não é, o departamento de audiovisuais. Marketing não é o departamento de TI. E também não é o departamento comercial. Marketing é, o departamento responsável por direcionar o design, a produção do conteúdo audiovisual, a estratégia comercial e outros pontos relevantes à existência de uma empresa. Mas dentro de uma equipa de marketing pode coexistir um diretor de marketing, um estratega, um gestor de redes, um designer, um produtor de conteúdos, um profissional de publicidade, entre outros. E para cada um destes postos é necessário conhecimento específico. 

       É importante também esclarecer, que um comercial não é, um profissional de marketing, nem vice-versa. 

       O agente comercial é alguém que realiza tarefas de promoção e, que faz a gestão da distribuição de um produto ou serviço. Que comunica diretamente com o cliente. Que recolhe dados e experiências. Que cria relatórios de execução de uma campanha, e direciona a informação obtida ao departamento de marketing. 

       É papel do profissional de marketing criar as estratégias a implementar para aumentar as vendas de um produto ou serviço. Comunicar uma história e promover uma experiência de qualidade. Para o seu sucesso, deve ser capaz de analisar dados, descobrir comportamentos do consumidor, gerir recursos, promover campanhas, e estudar relatórios de vendas. Este é um trabalho contínuo e a longo prazo. 

       E quase sempre, silencioso e discreto. 

O baixo está para a música, como o marketing para o seu negócio

       É apenas quando o marketing não funciona, ou é inexistente, quando não tem capacidade de operação ou as ferramentas necessárias para o fazer, que se sente em toda a empresa, a falta do mesmo. O marketing pode não estar no centro do palco, mas é quem lhe dá som ao microfone que usa, liga as luzes para que o vejam, e limpa o espaço para o próximo espetáculo. 

       É o elemento que traz reconhecimento à sua marca, que constrói conexões com o público e que sustenta a estratégia da empresa.  

       Assim como o baixo está para a música, o marketing está para a sua empresa, como responsável por manter a harmonia e o ritmo do negócio. Quando bem executado, é uma força poderosa que pode levar uma empresa ao sucesso.  

       Quando não existe, ou não tem volume, todos dão pela sua falta.