Rafael Pereira - Marketing e Audiovisuais

Uma câmara profissional pode custar milhares de euros e não incluir lentes. 

Uma câmara profissional pode custar milhares de euros, e não incluir lentes. Estará o mais caro telemóvel no mercado à altura? Se a sua empresa se quiser destacar, existem melhores opções.

Tempo de leitura: 10 minutos

A derradeira questão: câmara profissional, ou telemóvel?

       A fotografia é uma forma de arte que atua através da captura momentos, histórias e emoções. Nos últimos anos, a escolha entre câmaras profissionais e telemóveis tem sido um tópico de discussão contínuo. Uma câmara profissional pode custar milhares de euros, excluindo lentes adicionais, enquanto os telemóveis mais caros do mercado prometem uma qualidade fotográfica excecional. No entanto, quando se trata de destacar a sua empresa por meio de imagens de alta qualidade, há considerações importantes a serem feitas.

Câmaras profissionais, significam qualidade e controlo

       As câmaras profissionais oferecem uma qualidade de imagem excecional e um alto grau de controlo sobre a fotografia. Estas são ideais para fotógrafos profissionais que desejam capturar detalhes precisos e, ter a flexibilidade para ajustar as suas configurações de forma a atender às necessidades específicas de um projeto. 

       As câmaras utilizadas na RP, por exemplo, têm um sensor de imagem de 35,9 x 24mm, enquanto um sensor de um IPhone 15 Pro Max, no valor de dois mil e quinhentos euros, tem apenas 10mm x 10mm. 

       As câmaras utilizadas na RP têm uma capacidade de captação de mais de quatro triliões de cores, e quarenta e três milhões de pixéis. Tudo, num sensor 8K. O que significa, duas vezes mais definição do que a média de profissionais no mercado. E aqui não se incluem telemóveis. 

Onde pode um telemóvel ser útil

       Os telemóveis de alta gama são detentores de uma vantagem, a conveniência ideal para capturar momentos espontâneos com facilidade. 

       Se o seu negócio exige uma constante interação com os clientes através da publicação de stories nas redes sociais, então eu próprio recomendo que utilize um IPhone. E não se deixe enganar. O IPhone é, o melhor telemóvel para esta função pois a adaptação que existe por parte das redes sociais, a um telemóvel que sai uma vez por ano é obviamente mais capaz, do que as atualizações a telemóveis com sistema android cujo mercado insere dezenas de novos modelos por dia. E isso vê-se quando publica algo a partir de um IPhone, e compara com algo que publica através de um Android. Mesmo que de um modelo Samsung de gama alta. 

       E calma, não tenho nada contra androids. Durante muito tempo eu próprio resisti a conhecer os produtos da Apple. 

Escolha a melhor opção para a sua empresa

       A escolha entre uma câmara profissional e um telemóvel de alta gama depende das necessidades específicas da sua empresa. 

       Que tipo de fotografia precisa? Para fotografia de produtos em estúdio, uma câmara profissional pode ser a escolha certa. Para fotografia de eventos ou para atualizações de redes sociais, um telemóvel de alta gama pode ser mais conveniente. 

       Avalie o orçamento disponível. Câmaras profissionais podem ser caras, e é necessário investir em lentes adicionais. Já para não falar de equipamento de luz. 

       Considere o nível de conhecimento e as habilidades da sua equipa. As câmaras profissionais exigem conhecimentos técnicos. 

       Se procura a qualidade de uma fotografia profissional, mas tem dificuldade em justificar uma câmara especializada, seja pelo orçamento disponível ou pela falta de conhecimento, talvez seja o momento para considerar contratar um profissional. Terá menos preocupações, e verá que os resultados aparecerão mais rapidamente. 

A escolha certa para se destacar

       A escolha entre uma câmara profissional e um telemóvel depende maioritariamente das necessidades específicas da sua empresa e dos recursos disponíveis. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens, e a escolha certa dependerá do tipo de fotografia que deseja criar e do impacto e do nível que deseja alcançar. Seja qual for a sua escolha, lembre-se de que a qualidade da imagem é essencial para destacar a sua empresa e criar uma boa impressão junto dos seus clientes.