
A fotografia que escolhe para o/a representar, fala sobre si e a sua empresa.
O que pensa quando recebe um e-mail sem fotografia, ou com uma fotografia descuidada? Talvez não confie.
Tempo de leitura: 10 minutos
A fotografia que o/a representa a si e à sua empresa
A famosa expressão “uma imagem vale mais que mil palavras” é especialmente relevante quando se trata de escolher a fotografia que o/a representa e, por extensão, à sua empresa. A imagem que escolhe para o/a representar exprime, de forma silenciosa, detalhes sobre si e a sua empresa.
A fotografia como uma narrativa visual
Uma fotografia é muito mais do que um simples registo visual. É uma narrativa que comunica através de emoções e valores. Quando escolhe uma fotografia para o/a representar ou à sua empresa, está a escolher partilhar uma mensagem, que influencia a forma como os outros o/a percecionam.
A primeira impressão conta
São necessárias oito ações positivas para compensar uma negativa. É isso que afirmam vários estudos de marketing. E a fotografia que escolhe utilizar é, frequentemente, a primeira impressão que oferece às pessoas que procuram saber sobre si, ou sobre a sua empresa. Esta tem o poder de atrair ou afastar observadores, dependendo da história que comunica. Portanto, é fundamental que esta primeira impressão seja cuidadosamente planeada e alinhada com os valores e a imagem que deseja projetar.
Coerência com a marca pessoal e empresarial
A imagem a escolher, deve ser coerente com a sua marca pessoal ou empresarial. Se representa uma empresa de inovação tecnológica, uma fotografia formal e antiquada pode não transmitir a imagem desejada. Por outro lado, se for profissional de advocacia, uma imagem muito informal pode não inspirar confiança.
Comunicação de valores e cultura empresarial
A fotografia que escolhe utilizar, deve ajudar a transparecer os seus valores e cultura empresarial. Por exemplo, uma empresa que valoriza a diversidade e a inclusão, pode optar por retratos que representem a diversidade da sua equipa. Isto acontece com empresas como a Google, que representam a diversidade e a alegria das suas equipas através da utilização variada de cores na indumentária dos seus funcionários com um sorriso no rosto, posicionados num fundo claro e de simples leitura visual. Uma organização preocupada com a sustentabilidade, por outro lado, pode escolher utilizar imagens que destaquem o seu compromisso com o meio ambiente. Como? Utilizando texturas e cores naturais como fundo, umas jardineiras ou outra peça de vestuário em ganga e uma pose descontraída.
A Apple é conhecida pela sua abordagem minimalista e elegante. As imagens escolhidas para representar a marca são frequentemente alinhadas com estes valores. Enfatiza desta forma, a simplicidade e o design.
Quando contratar um fotógrafo profissional?
Nem todas as pessoas precisam de um fotógrafo profissional, mas ajuda. A fotografia que escolhe colocar no currículo fala sobre si. Mas se não entende a necessidade, considere que uma má fotografia é o suficiente para o/a afastar, de ser chamado/a à entrevista em si.
Se procura ser respeitado/a e reconhecido/a, saiba que a parede de casa e a luz do candeeiro, juntamente com a lente destorcida do seu telemóvel, não serão suficientes para representar um estatuto ou uma posição numa empresa, que procura também ser respeitada e reconhecida.
Um bom profissional de imagem entende as suas necessidades e transforma a sua ideia numa imagem de qualidade. Isto, através da utilização de luz especializada, direcionada e personalizada para a sua história. Através de uma câmara de qualidade superior, que permite colocar a sua fotografia num outdoor, sem perder qualidade. Caso seja um/a empresário/a de imóveis, por exemplo. Através de conhecimento, utilizado para o/a ajudar a posicionar as mãos, o sorriso, e o corpo. Tudo, para melhor transparecer a sua personalidade, os seus objetivos de carreira, os seus valores e estatuto.
A fotografia como uma poderosa ferramenta de comunicação
A escolha da fotografia que o/a representa a si e à sua empresa, é, uma decisão estratégica que vai além da estética. É uma poderosa ferramenta de comunicação que pode influenciar a perceção pública sobre si, atrair ou afastar clientes e parceiros de negócios, e transmitir os seus valores e cultura empresarial.
Portanto, ao selecionar a fotografia que pretende utilizar nas suas redes sociais, assinatura de e-mail, artigos de jornal, entre outros, tome em consideração a mensagem que deseja comunicar.
Lembre-se de que uma imagem pode contar uma história profunda e impactante. Pode também ser uma oportunidade valiosa para criar uma conexão emocional com seu público-alvo. A escolha certa pode definir o tom para o sucesso e a compreensão da sua marca pessoal ou empresarial.