Em que pasta de dentes confia mais? - na branca, ou na colorida? A segmentação visual transmite uma ideia de uma solução complexa e eficaz.

A segmentação visual de um produto transmite a ideia de uma solução complexa e eficaz.

Em que pasta de dentes confia mais? - na branca, ou na colorida? A segmentação visual transmite uma ideia de uma solução complexa e eficaz.

Tempo de leitura: 10 minutos

A segmentação visual como parte da estratégia

            A segmentação visual é uma estratégia de marketing baseada na ideia de que a divisão de um produto em partes visuais diferentes, sugere que este é mais complexo e eficaz. Esta técnica tem o poder de influenciar a perceção dos consumidores, através do destaque de elementos do produto, aumentando assim, a sua atratividade.  

            Um fácil exemplo deste fenómeno é a pasta de dentes. Em qual confia mais? Na que é apenas branca, ou na que tem três cores – “tripla ação”? Se escolheu a última, e pagou mais por isso, deixe-me informá-lo/a que a composição química do produto é a mesma. 

O que é a segmentação visual

            A técnica da segmentação visual aplicada a um produto, passa pela representação de um produto através de um conjunto de partes ou componentes visualmente destacados. Em vez de apresentar um produto como uma entidade única, este, é dividido em elementos individuais. Esta técnica é frequentemente utilizada no design, na produção de embalagens e na publicidade, ou para destacar a estrutura e o funcionamento interno de um produto. Quase sempre, de forma a ir de encontro a uma estratégia de marketing. 

A complexidade percecionada

            A segmentação visual é eficaz, porque cria uma ilusão de complexidade e inovação. Quando o consumidor vê um produto dividido em partes, tende a acreditar que este é mais avançado e eficaz do que um produto segmentado. Isto ocorre porque a mente humana tende a associar a complexidade com qualidade e desempenhos superiores. 

            Ao dividir visualmente um produto, as marcas conseguem transparecer uma ideia de que comunicam uma visão transparente sobre o funcionamento do produto. Isto permite ao consumidor entende-lo de forma mais fácil e construir confiança no mesmo. 

            Marcas que utilizam a segmentação visual no seu produto, muitas vezes destacam a construção do mesmo e, realçam como cada componente neste contribui para o seu desempenho global. Isto ajuda a reforçar a confiança do consumidor, já que faz com este sinta que têm uma compreensão mais profunda sobre o mesmo. 

O mundo da tecnologia e do embalamento

            Empresas de tecnologia utilizam frequentemente a técnica da segmentação visual para destacar os componentes internos do seu produto. Como circuitos, sensores e processadores. Isto provoca no consumidor, uma sensação de eficácia e inovação associada ao produto que a empresa vende.

            A indústria automóvel, por outro lado, utiliza a segmentação visual para expor sistemas de segurança, componentes mecânicos e características de conectividade de um veículo. O consumidor ao ver estes componentes, associa ao carro, características de segurança e de desempenho. 

            Ora, embalagens de produtos de limpeza – como a pastilha da máquina de lavar a louça ou a pasta de dentes – muitas vezes tendem a mostrar, várias camadas e formas de componentes químicos, transmitindo assim uma ideia de que o produto em questão é altamente eficaz na remoção de sujidade, bactérias e germes. Na pasta de dentes, especificamente, referem-se às três riscas coloridas com as seguintes ações – proteção contra cáries; branqueamento; e prevenção de mau hálito. 

A poderosa estratégia da segmentação visual

            A segmentação visual é uma estratégia de marketing que utiliza a psicologia da perceção humana para comunicar a ideia de uma solução mais complexa e eficaz. Ao dividir visualmente um produto e destacar os seus componentes, as marcas conseguem assim criar uma sensação de confiança, eficácia e sofisticação. 

            Esta técnica é especialmente eficaz quando aplicada a produtos que são tecnologicamente avançados, já que reforça a perceção de qualidade e de um desempenho superior. No entanto, é importante também que a técnica da segmentação visual seja utilizada de forma ética, e que reflita a real funcionalidade e complexidade do produto. 

            Se procura destacar os seus produtos daqueles que já existem no mercado, a segmentação visual pode ser uma técnica e uma possível estratégia a utilizar em conjunto, por exemplo, com a técnica do espaço negativo. Desta forma, conseguirá atrair a atenção dos seus consumidores e transmitir uma ideia de que oferece uma solução avançada, eficaz, e de grande valor.