Comunicação simples. Se uma criança entende, todos entendem

Crie uma comunicação simples. Se uma criança entender, todos entendem.

Se conhece um assunto em profundidade tende a focar-se em detalhes. Parece simples, mas para o seu cliente não é.

Tempo de leitura: 10 minutos

Tornando a mensagem acessível a todos

          A máxima “se uma criança entender, todos entendem” destaca a importância fundamental da simplicidade na comunicação. Quando uma mensagem é clara e acessível, é mais facilmente difundida por públicos com diferentes características. 

A universalidade da simplicidade

          A comunicação deve ser universal. Esta tem a capacidade de transcender barreiras culturais, educacionais e linguísticas. Quando uma mensagem é simplificada ao ponto de ser possível de compreender por uma criança, elimina potenciais obstáculos à compreensão, tornando-a mais acessível a todos.  

          Um exemplo prático desta necessidade, passa por conseguir fazer com que um cliente comum, consiga interagir com um ecrã de self-checkout, e de proceder a uma compra num supermercado, ou num restaurante de fast-food. Aqui, onde também as crianças interagem. 

Uma atração inconsciente para com a imagem

          A complexidade desnecessária numa mensagem cria barreiras para a sua compreensão. Ao adotarem uma abordagem simples, as empresas fazem com que a sua mensagem seja mais facilmente absorvida e retida pelo público-alvo. Isto é crucial num mundo onde a atenção é disputada ao segundo, e pelo preço mais alto. 

          Mas como o fazemos? Dando prioridade à imagem.

          A imagem sonora por exemplo, é em parte, a representação gráfica de um conjunto de frequências que simbolizam aquilo que definimos como som. E esta imagem sonora permite a um visual compreender como se processa o som e, de que forma este interage com um ambiente.

          Se pensar na sua rotina, é constantemente apedrejado/a por imagens no telemóvel, na televisão, no ecrã do computador do seu escritório, no rádio do carro, e por aí fora. E existe uma razão para isso.

          Somos, enquanto seres humanos, inconscientemente direcionados a priorizar a perceção visual, sobre qualquer outro sentido. 

          “Uma imagem vale mais que mil palavras”, ou, “Só acredito naquilo que vejo”. São apenas alguns exemplos desta narrativa inconsciente refletida na nossa cultura. 

Como fazer destacar a minha mensagem

          Um designer, um fotógrafo, um marketeer, ou qualquer outro profissional de imagem sabe, de forma única, que esta é uma realidade indiscutível. É por isso que um bom designer faz com que exista uma ordem de leitura num cartaz, um bom fotógrafo faz com que a sua mensagem que transpareça visualmente, e um bom marketeer faz com que olhe para o produto que quer vender.

          E não tenha dúvidas, o futuro que o universo nos reserva estará cada vez mais sobrelotado de espaços publicitários, estímulos visuais, e cores impactantes. 

          Então como fazer, para destacar a minha mensagem, da mensagem da minha concorrência? Mantenha a simplicidade. É apenas isso. 

          Uma Chanel, Prada ou Dior, não colocam todos os perfumes que têm numa única fotografia. Escolhem destacar um de cada vez. Ninguém tem tempo para percecionar a imensidão informativa que coloca num cartaz. Mas quase todos nós conseguimos concentrar-nos numa única coisa de cada vez. E a fotografia não tem língua, género ou idade. Tem um produto, um logótipo e um ambiente representativo. Essa simplicidade é o que faz com que a sua empresa poupe dinheiro, ao não ter de fotografar uma campanha para cada país. Essa simplicidade é o que faz com que o seu cliente percecione rapidamente o seu produto.

Uma comunicação atraente

          Empresas que adotam a filosofia “se uma criança entender, todos entendem” colhem benefícios significativos. A clareza na mensagem fortalece a relação com os seus clientes, parceiros e colaboradores. Comunicar de forma simples não ajuda apenas à compreensão. Também cria uma imagem de transparência e autenticidade. 

          Pense num anúncio que viu de um perfume que deseja, ou que alguém lhe pediu como presente. Pense na loja de luxo com preços acima da média que existe perto de si. Simples, não? 

          Agora pense na loja de conveniência, ou na loja do/a chinês/a também perto de si. Quase que nem consegue passar no corredor. O que lhe é visualmente mais atraente? 

O poder dos exemplos práticos

          Incorporar exemplos práticos e analogias simples nas mensagens facilita a compreensão. Estes elementos tornam conceitos abstratos mais credíveis e relevantes para o público.  

          A Apple, por exemplo, escolhe utilizar nomes simples para os seus projetos. Desta forma, permite ao público compreender e partilhar opiniões sobre produtos complexos. 

          A IKEA é globalmente conhecida pela sua capacidade de desenhar instruções simples. Aqui não são utilizadas frases para descrever a cabeça do parafuso a utilizar. Mas sim um simples desenho. Universal. Compreendido por alguém no continente americano, europeu ou asiático. 

          Já aqui na RP, por exemplo, tem o Tom. Uma ilustração que o/a ajuda a realizar uma ação, conhecer um tema, ou percecionar um ambiente.

          Mais simples do que isto, é difícil. 

          Por isso, lembre-se. Crie uma comunicação simples. Se uma criança entender, todos entendem.