Rafael Pereira - Marketing e Audiovisuais

Investimento não é um custo. Investimento produz retorno, o custo não.

Investimento não é um custo. O investimento produz retorno, o custo não. O investimento pode não passar apenas por dinheiro, mas também pelo tempo ou atenção dada a algo, ou alguém.

Tempo de leitura: 10 minutos

Investimento ou custo? A diferença para o sucesso.

       Saber diferenciar investimento de custo, é crucial numa estratégia de negócio. Compreender a diferença entre investimento e custo permite tomar decisões mais conscientes, em prol do sucesso de um projeto. 

Investimento é semear, para depois colher

       Um investimento é, uma despesa feita com o objetivo de gerar retorno no futuro. Pode ser considerado um investimento, o dinheiro utilizado em pesquisa e desenvolvimento, em treino, em aquisição de ativos a longo prazo ou em qualquer iniciativa que assegure a melhoria de uma empresa ou de um projeto pessoal. A curto, médio e longo prazo. Os investimentos são estratégicos e visam ao crescimento, à inovação, à eficiência e, à melhoria de uma proposta de valor. 

O custo é uma erva daninha que teima em reaparecer

       O custo é uma despesa necessária para manter as operações em andamento. Isto inclui despesas em aluguer, pagamento de salários, consumo de energia, subscrições de serviços, entre outros. Os custos são essenciais para manter uma empresa em funcionamento, mas não têm o objetivo principal de produzir lucro adicional. Procure minimizar os seus custos, de forma estender a duração do seu projeto pessoal ou profissional. 

Geração de retorno com investimento

       A distinção fundamental é que o investimento, ao contrário do custo, é projetado para gerar retorno financeiro. Por exemplo, investir em marketing pode atrair novos clientes e aumentar as vendas, resultando em lucro adicional. Investir em treino e formação de uma equipa pode melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho. Também contribuindo, desta forma, para o lucro. 

       Investir em inovação tecnológica é um exemplo claro de como os investimentos podem levar ao crescimento empresarial. Ao adotar novas tecnologias, uma empresa pode melhorar a eficiência operacional, lançar novos produtos e conquistar novos mercados. Estes investimentos em tecnologia podem gerar retornos substanciais ao longo do tempo. 

       Um computador que permita fazer operações mais rápidas é um investimento. Um tablet que permite a uma pessoa fazer operações de imediato num local, ao invés, de ter de regressar ao seu escritório para o fazer, é um investimento.  

       A alteração de todas as lâmpadas de uma fábrica para led, é um investimento pontual feito com o propósito de baixar os custos de energia mensais.  

       A utilização de embalagens com branding próprio, é um investimento destinado a aumentar a notoriedade e o reconhecimento de uma marca.  

       A criação de uma campanha de marketing que gera retorno a longo prazo é um investimento. Mas o gasto imensurável, que não tenha parte numa estratégia global, pode ser um custo. 

       A gestão eficaz dos custos é fundamental para manter a saúde financeira de uma empresa e garantir margem para criar investimento. 

A diferença que define o sucesso

       Entender a diferença entre investimento e custo é essencial para o sucesso empresarial. Investir de forma estratégica é a chave para o crescimento e melhoria contínua. Os investimentos são a semente do retorno financeiro. Ao mesmo tempo, gerir eficazmente os custos é crucial para manter a estabilidade operacional. O equilíbrio entre estes dois elementos determina a capacidade de uma empresa para prosperar no mercado e alcançar o sucesso a longo prazo.