
Nós somos tudo aquilo a que damos atenção.
Nós somos tudo aquilo a que damos atenção. Somos as notícias que vemos e as marcas com quem nos escolhemos relacionar. Até o que comemos.
Tempo de leitura: 10 minutos
Nós somos aquilo que absorvemos
Começaria este artigo por afirmar que o tempo, não é, o bem mais valioso da nossa vida. Mas sim, a nossa atenção.
É a atenção que atribuímos a algo que nos leva a gastar mais ou menos tempo da nossa vida. Podemos ter uma vida curta, mas feliz, da mesma forma que podemos passar toda uma longa vida infeliz. E isto, deve-se à atenção que damos a cada acontecimento.
Aquilo que decidimos absorver tem uma influência poderosa sobre a nossa formação e desenvolvimento enquanto indivíduos.
O que escolhemos absorver, ajuda a moldar todas as nossas crenças, valores e perspectivas.
A atenção é uma força transformadora que define quem somos. E as marcas, são hoje instituições, alimentadas pela nossa atenção.
A Atenção Como Um Recurso Limitado
A atenção é um recurso valioso e limitado. Somos constantemente cercados por uma quantidade esmagadora de informação, estímulos e distrações. Onde escolhemos concentrar a nossa atenção determina o que absorvemos e, por sua vez, em que nos tornamos.
Optar por absorver conteúdo que nos faz crescer, ajuda no desenvolvimento de habilidades e conecta-nos a valores mais profundos.
As redes sociais que seguimos e os canais de notícias que ouvimos, são cruciais. Ao escolhermos seguir contas e fontes que promovem uma informação de confiança, positividade e crescimento pessoal, posicionamos construtivamente a nossa perspetiva sobre o mundo.
A atenção no mundo do marketing
Compreender as preferências e os interesses de um público-alvo permite às empresas criar conteúdo relevante, cativante e eficaz.
O marketing de conteúdo é um exemplo de como as empresas podem direcionar a atenção dos seus clientes. Ao produzir e distribuir conteúdo relevante e de elevado valor, as empresas desenvolvem com os seus clientes, relacionamentos de maior significância.
Moldando diariamente quem somos
Ao pensarmos conscientemente sobre a importância que tem a atenção, ganhamos uma maior consciência sobre aquilo que decidimos absorver e, a forma como nos relacionamos com o mundo. As empresas que compreendem a relevância da atenção, tornam-se mais capazes. Através desta compreensão, podem relacionar-se de forma mais eficaz com os seus clientes.