O espaço negativo, é a melhor técnica visual a usar para valorizar uma marca.

O espaço negativo, é a melhor técnica visual a usar para valorizar uma marca.

Seja na sua comunicação digital, ou na disposição de um showroom ou loja, menos é sempre mais.

Tempo de leitura: 10 minutos

O espaço negativo no design

            O design gráfico é uma ferramenta poderosa. Utilizada para ajudar a destacar aquilo que uma marca faz, a técnica do uso do espaço negativo emerge como uma estratégia eficaz, na criação de conceitos impactantes e memoráveis. Realçando a identidade e comunicação visual de uma marca, a técnica do espaço negativo, muitas vezes chamado de “espaço em branco”, refere-se à criação de áreas vazias ou não preenchidas num design. 

            Estas áreas são cruciais quando no posicionamento de elementos visuais como logotipos, imagens e texto. Consistem de uma forma prática em utilizar o espaço em branco de maneira estratégica para criar formas, imagens, mensagens ocultas, ou, simplesmente para destacar os elementos existentes. 

Simplicidade e clareza

            Uma das razões pelo qual o uso do espaço negativo agrega valor a uma marca, deve-se à simplicidade e clareza que proporciona na leitura. Ao eliminar o excesso de elementos visuais, o design torna-se assim mais fácil de entender e mais agradável à visão do consumidor. Este aspeto é fundamental, quando nos posicionamos num mundo onde a atenção do consumidor é escassa e a simplicidade pode ser a chave para capturar a imaginação do nosso público. 

            Marcas como a Apple utilizam amplamente esta técnica. O logotipo da Apple, a icónica maçã mordida, é um exemplo perfeito de como o espaço negativo pode criar uma identidade forte. A maçã mordida é hoje um ícone reconhecido em todo o mundo, e o uso do espaço negativo neste design contribui para sua simplicidade e fácil memória. 

            Mas o espaço negativo não se fica apenas pelo design gráfico. Também no design de um produto é importante, de forma que a utilização deste mesmo produto, seja simples e intuitiva. 

            No caso de um comando de televisão, o espaço negativo é quebrado através da utilização de uma cor vibrante, como o botão ON/OFF. E se falarmos de design de ambientes, é também um ponto importante para que consigamos ter uma maior perceção do espaço, e uma menor quantidade poluição visual.

            Marcas de roupa como a Chanel, ou a Prada, transpõem esta técnica também utilizada na sua comunicação gráfica, para os seus espaços. Ao colocarem poucos produtos em destaque nas suas lojas, aumentam assim a perceção de valor de cada um deles. Permitem ao cliente prestar atenção ao detalhe de um produto sem se distrair com uma outra peça junto a este. Como se de uma obra de arte num museu, se tratasse. 

Foco na mensagem principal

            Esta técnica pode também ser utilizada para criar elementos visuais intrigantes e até mesmo misteriosos. Quando as pessoas veem um design que usa o espaço negativo de forma inteligente, sentem-se muitas vezes cativadas pela curiosidade. Isto pode provocar uma investigação mais profunda e a associação da marca a características como a originalidade e a criatividade.

            O espaço negativo pode ainda ser utilizado para integrar várias ideias ou significados dentro de um único design. Isto torna a marca mais rica e envolvente para o público – como um banner que mostra todas as cores disponíveis de um novo IPhone. 

            A diferenciação é fundamental num mercado já saturado. Marcas que fazem um uso eficaz do espaço negativo destacam-se da concorrência. Mesmo que parecendo uma técnica simples, a singularidade do espaço negativo, quando aplicado de forma consistente e eficaz, pode ajudar a estabelecer uma marca como líder do seu setor. 

O mundo do desporto, da tecnologia e da estética

            Muitas marcas de renome mundial aproveitam o espaço negativo para valorizar a sua identidade. Além da Apple e da Nike, a FedEx é um exemplo notável. O logotipo da empresa contém uma seta oculta entre as letras “E” e “x”, que simboliza movimento e eficiência, destacando o compromisso da empresa com uma entrega rápida e precisa.  

            Já no mundo da moda, da cosmética e da perfumaria, esta técnica é brutalmente utilizada por marcas de luxo, para que permitam ao seu público identificar rapidamente o rosto associado a uma campanha publicitária. Estes rostos de pessoas de grande influência na comunidade em que se enquadram – atores, cantores, entre outros – são a razão pela qual muitos consumidores compram um produto. Esta imagem, quase divina, de alguém cujo estatuto é difícil alcançar, é realçada e valorizada através do espaço negativo, numa relação entre produto e o representante do mesmo. 

Valorize a sua marca através do espaço negativo

            O uso do espaço negativo no design é uma das melhores técnicas visuais que uma marca pode utilizar para se valorizar. Além de simplificar a comunicação, o espaço negativo ajuda a focar na mensagem principal. A criar mistério e curiosidade. A integrar conceitos complexos e a diferenciar-se da concorrência. 

            Portanto, ao desenvolver ou rever a identidade visual da sua marca, considere a incorporação inteligente do espaço negativo no design de todos os elementos da mesma. Este pode ser a chave para criar uma conexão mais profunda com o seu público. Destacar-se do mercado e agregar valor à sua marca. Lembre-se de que, assim como um espaço negativo bem aplicado faz toda a diferença num design, uma forte amizade faz toda a diferença na vida de alguém. Da mesma forma, uma marca que se relaciona com seu público por meio de um design eficaz e de qualidade tem mais chances de se tornar parte essencial da vida dos seus consumidores.