
Existem três níveis de marketing. O funcional, o de benefício e o emocional
Existem três níveis de marketing. O funcional, o de benefício e o emocional. Criou uma caneta com a melhor tinta do mundo e até a pode usar nos trabalhos mais exigentes. Mas o que resolve?
Tempo de leitura: 10 minutos
Os três níveis do marketing. O funcional, o de benefício e o emocional
O marketing vai muito além da venda de produtos ou serviços. É uma jornada que envolve a construção de relações profundas com os seus consumidores. Na minha opinião pessoal, uma das formas mais eficazes de o colocar em perspetiva é, através da sua divisão em três níveis.
Marketing funcional. O básico necessário
Quando falamos de marketing funcional, falamos em abordar as características práticas e tangíveis de um produto ou serviço. Falamos sobre o conteúdo básico necessário para responder às necessidades funcionais do consumidor. Isto é, o que o produto faz? Como funciona? Quais as suas características?
O marketing funcional passa por descrever detalhadamente as características de um produto ou serviço. Se nos colocarmos na perspetiva de uma empresa que vende vidraria volumétrica, por exemplo, podemos falar sobre a capacidade de um produto em resistir à corrosão ao longo do tempo. Podemos também falar sobre as características sustentáveis da tinta utilizada para impressão sobre o vidro. Sobre as normas ISO às quais um produto responde, ou ainda, sobre os seus diferentes níveis de certificação.
Embora essencial, o marketing funcional sozinho, não cria uma conexão emocional suficientemente forte.
Marketing de benefício. As necessidades do consumidor
O marketing de benefício vai além das características físicas de um produto ou serviço. Concentra-se em transparecer os benefícios que um produto ou serviço proporcionam ao consumidor. Isto é, como ajuda o meu produto, a melhorar a vida do consumidor?
Ao regressarmos ao exemplo dado anteriormente sobre vidraria volumétrica, podemos levantar essa mesma questão. Aqui, falamos sobre o benefício que existe em contratar uma marca, quando em comparação com outra.
Se uma marca de vidraria para laboratório criar um produto que resiste a altas temperaturas, significa que, o técnico que utilizará este produto conseguirá realizar experiências mais exigentes. Com isto, conseguirá também expandir o seu negócio e aumentar as suas vendas.
Se um produto de vidraria volumétrica for resistente a quebras, mesmo quando largado acidentalmente de uma altura de cerca de um metro, como a de uma bancada, significa que em caso de acidente, o líquido presente no seu interior não se espalha, ferindo alguém ou danificando algo dentro do mesmo ambiente. Para o empresário, isto significa não gastar tanto em manutenção, ou, na resolução de acidentes de trabalho.
Se um produto volumétrico for calibrado com a melhor tecnologia do mercado, isto significa, para o cliente, que os testes que este fará com este mesmo produto serão de muito maior eficácia. Com isto, o empresário conseguirá otimizar processos e ver o reconhecimento do seu trabalho crescer devido aos seus elevados padrões de rigor e qualidade.
Marketing Emocional. Criar relações fortes e duradouras.
Por fim, temos o marketing emocional. O ápice do marketing. Este nível procura criar e aprofundar as ligações com as emoções do consumidor. Isto é, como é que se sente um consumidor ao comprar um produto ou serviço?
Recuperando o tema da saúde e da vidraria de laboratório, é muito simples para uma marca desta área criar uma ligação emocional com o consumidor. Mesmo que maioria do seu negócio seja B2B (Business to Business – Empresa para empresa).
Porque faz esta marca, material de laboratório em vidro? Qual a sua missão? E a sua visão? Quais são os seus valores e de que forma assume a sua responsabilidade social?
Os laboratórios são responsáveis por algumas das mais incríveis descobertas da humanidade. Desde a pesquisa por vacinas. O estudo de soluções sustentáveis para a problemas ambientais. Ou pelo desenvolvimento de tratamentos inovadores para a cura de doenças graves, como o cancro.
Mas sem o material certo, os laboratórios não conseguem trabalhar de forma eficaz, rápida e segura. E momentos como a pandemia da COVID-19, mostraram-nos a necessidade de que assim o consigam fazer. A realização de testes de sangue, ou, até mesmo a reserva de um cordão umbilical, pode resultar na capacidade de salvar, ou não, uma vida. E isso é algo que apenas é possível com a existência de laboratórios capazes.
Foque-se no propósito. Faça a diferença.
Salvar a vida de alguém, é algo que pesa na consciência de imensos profissionais ligados à saúde, todos os dias. Mas também isso, apenas é possível, com a existência do material que permite a estes heróis, fazê-lo eficazmente e de forma segura.
Uma empresa que produz ou distribui material de laboratório, ajuda a salvar vidas. Uma empresa que produz peças personalizadas para os mais difíceis casos de saúde, ajuda a salvar vidas. Uma empresa que utiliza tintas sustentáveis, ajuda a salvar o meio ambiente, os animais e a vida de todos aqueles que neste globo residem.
O marketing emocional, fala sobre a emoção de uma grávida que vê o seu bebé nascer de forma saudável, graças à utilização dos melhores materiais por parte dos melhores profissionais. É a alegria de uma criança que recupera de uma doença grave, graças aos tratamentos certos, desenvolvidos com materiais de topo. São as lágrimas de quem supera os momentos mais difíceis, com a ajuda, de uma marca.
E estes clientes, mesmo que indiretamente. Ser-lhe-ão gratos para a vida.